Infecções Sexualmente Transmissíveis

A prevalência de Infecções Sexualmente Transmissíveis tem vindo a aumentar, particularmente na população jovem. Este módulo tem por objectivo ensinar aos alunos o modo como a actividade sexual pode levar à transmissão de micróbios e doenças.

Os alunos vão aperceber-se da facilidade com que alguns micróbios potencialmente nocivos podem ser transmitidos às pessoas de quem gostamos, quase sem darmos por isso. Através de uma experiência química irão perceber que muitas pessoas se podem infectar inadvertidamente ao praticar relações sexuais sem protecção, e quais as medidas preventivas que devem ser tomadas.

A base da actividade suplementar é uma banda desenhada. Em cada cena desta banda desenhada, os nossos personagens principais, a Ana e o Henrique, irão tomar boas e más decisões. Os alunos serão depois convidados a discutir a sensatez dessas decisões e as suas possíveis consequências.

A atividade alternativa visa encorajar os alunos a desenvolverem perceções exatas sobre o risco das infeções sexualmente transmissíveis e desenvolverem competências na negociação do uso de preservativos. Usar a clamídia como exemplo ajuda os alunos a compreender a suscetibilidade do indivíduo à infeção e a potencial gravidade das consequências através de histórias e de animações interativas.

 

 

 

 

 

border border
border